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Primeira Avaliação Quadrienal da CAPES começa em 3 de julho

postado em 10 de ago de 2017 09:55 por Diretoria de Avaliação   [ 10 de ago de 2017 10:06 atualizado‎(s)‎ ]

Na próxima segunda-feira, 3 de julho, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) inicia o processo periódico de avaliação de todos os cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados) em funcionamento no Brasil. Esta é a primeira edição em que o período de avaliação abrange quatro anos (2013 a 2016). Até a última avaliação, realizada em 2013, o intervalo entre avaliações era de um triênio. Nesta edição, serão avaliados 4178 programas de pós-graduação stricto sensu. O processo de análise vai se basear nos dados informados pelos programas por meio da Plataforma Sucupira.

A performance acadêmica dos programas será avaliada por comissões responsáveis por cada uma das 49 áreas de avaliação, de 3 de julho a 4 de agosto. De modo a otimizar o trabalho, cada semana será dedicada a um conjunto de áreas. Nesse ano, haverá uma semana da avaliação dedicada especificamente aos programas de mestrado profissional voltados à formação de professores da educação básica. Aproximadamente 1,5 mil professores e pesquisadores de todas as regiões do país estarão na CAPES para atuar como consultores durante a Quadrienal.

Encerradas as avaliações pelas comissões de área, o Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) avalia os resultados em reuniões previstas para os dias 14 a 25 agosto. Nos encontros do CTC-ES ocorrem as deliberações que definem os resultados finais. A divulgação dos resultados definitivos está prevista para acontecer em 15 de setembro.

A solenidade de abertura do dia 3 de julho será iniciada pelo presidente da Capes, Abílio Baeta Neves, e pela diretora de Avaliação, Rita Barradas Barata. Estarão presentes ainda gestores dos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), do Conselho Nacional de Educação (CNE), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), de comissões da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, além de reitores e pró-reitores de instituições de ensino públicas e privadas.

Avaliação Quadrienal
Iniciada em 1976, a avaliação da pós-graduação stricto sensu é o instrumento fundamental do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Os resultados da avaliação têm usos diversos: estudantes se baseiam nas notas para escolher seus futuros cursos, e agências de fomento nacionais e internacionais orientam suas políticas de fomento segundo as notas atribuídas pela avaliação. Os estudos e indicadores produzidos pela avaliação para induzir políticas governamentais de apoio e crescimento da pós-graduação e estabelecer uma agenda para diminuir desigualdades entre regiões do Brasil ou no âmbito das áreas do conhecimento.

Conforme o desempenho acadêmico no quadriênio, os cursos recebem conceitos que variam de 1 a 7. Notas 1 e 2 são consideradas insuficientes e provocam o descredenciamento do curso; nota 3 corresponde a desempenho médio, que apresenta padrões mínimos de qualidade; notas 4 e 5 significam um desempenho entre bom e muito bom, sendo 5 a nota máxima para programas que possuem apenas curso de mestrado. Notas 6 e 7 indicam desempenho equivalente a padrões internacionais de excelência.

(CCS/CAPES)

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